Desenvolvimento dos Funcionários

Abordagem Básica dos Recursos Humanos

Employee_Development

“As pessoas são as fundações de um negócio. Invista nas pessoas antes de fabricar produtos”. Ao longo da sua história e de forma consistente, a Panasonic tem dado prioridade ao desenvolvimento dos recursos humanos, de acordo com esta filosofia. O elemento fulcral da nossa política de recursos humanos é a consolidação de relações entre empresa e funcionários em que ambas as partes ganhem, através de uma série de iniciativas com base nos princípios de gestão participativa, avaliações de acordo com o desempenho e respeito pelos funcionários. Em suma, esta abordagem significa que procuramos alcançar, simultaneamente, dois objetivos: um crescimento sustentável no desempenho empresarial e a auto-realização dos nossos funcionários através do seu trabalho. É desta forma que tornamos a Panasonic em um local favorável ao trabalhador e em um ambiente de trabalho mais recompensador.

Desenvolvimento e Formação dos Funcionários

Desenvolvimento dos Recursos Humanos

Tal como indica a frase “Os negócios são feitos por pessoas”, o crescimento e o desenvolvimento de um negócio não podem ser obtidos sem o desenvolvimento das pessoas. O desenvolvimento dos recursos humanos deve ser realizado através da gestão diária e é uma das responsabilidades fundamentais dos gerentes.

O gerente deve ter em conta que, para promover a inovação noutros, ele próprio deve ter a iniciativa de se inovar. É importante que o desenvolvimento dos recursos humanos seja levado a cabo de forma apropriada, para melhorar a qualidade dos funcionários e estimular o seu crescimento pessoal.

Assim, a Panasonic criou a sua “Política de Recursos Humanos”, em 1957, a qual inclui a “Finalidade Básica do Desenvolvimento dos Recursos Humanos”, os “Requisitos para Todos os Funcionários do Grupo Panasonic” e a “Orientação Básica para Gerentes”. Para aplicar estas políticas globalmente, criámos a “Política de Desenvolvimento Humano” que contém a filosofia básica em linguagem acessível e de forma resumida. A Política de Recursos Humanos é dada a conhecer a todos os funcionários do Grupo Panasonic para promover o crescimento de cada indivíduo e criar um clima conducente ao crescimento pessoal.

Política de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (Excerto)

I. Finalidade Básica do Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Formar pessoas para que compreendam com clareza a Filosofia de Gestão da Panasonic (BBP), de modo que se dediquem ao desempenho de suas responsabilidades com base na Filosofia; formar especificamente pessoas para que ponham em prática os “Requisitos para Todos os Funcionários do Grupo Panasonic”, descritos a seguir.

II. Requisitos para Todos os Funcionários do Grupo Panasonic
Os pontos abaixo são requisitos que devem ser cumpridos por todos os funcionários do Grupo Panasonic. Devem ser usados como diretriz por todos os funcionários e estes devem empenhar-se no seu próprio desenvolvimento.
1. Pôr em prática a nossa Filosofia de Gestão;
2. Mostrar sempre um espírito de desafio;
3. Pensar e agir de forma inovadora;
4. Respeitar a diversidade e a inclusão;
5. Pensar globalmente.

III. Orientações Básicas para Gerentes
O desenvolvimento dos recursos humanos deve ser realizado através da gestão diária e é uma das responsabilidades fundamentais dos gerentes. Listado abaixo estão as orientações básicas para gerentes, que devem ser seguidas para cumprir a máxima “invista nas pessoas antes de fabricar produtos”.
1. Mostrar uma liderança inequívoca, com base em sólidas convicções;
2. Criar uma organização e cultura que permita aos funcionários cumprir o seu potencial;
3. Encorajar outros a desenvolverem a si próprios;
4. Proporcionar oportunidades aos funcionários para empreenderem novos desafios e alcançarem os seus objetivos ;
5. Criar zonas de trabalho onde a diversidade é valorizada e respeitada;
6. Dar valor aos funcionários pelos seus esforços ;
7. Criar relações saudáveis entre funcionários e gestão.