Aumento dos níveis de qualidade e garantia da segurança dos produtos

A Panasonic dá a maior importância à segurança dos produtos
e fabrica produtos destinados a servir verdadeiramente o cliente.

 

Na Panasonic damos a maior importância à qualidade dos produtos e estamos empenhados em criar produtos seguros e fiáveis, que os nossos clientes espalhados por todo o mundo possam utilizar independentemente da situação.

Para tal, a Política de Qualidade da Panasonic afirma que a companhia irá "servir verdadeiramente os clientes através do fornecimento de produtos e serviços que satisfaçam continuamente as necessidades dos clientes e da sociedade". A Panasonic garante igualmente, através de uma política básica de segurança de produtos definida separadamente, que os ideais de garantia de qualidade e segurança dos produtos são seguidos escrupulosamente por todo o Grupo Panasonic.

Para pôr em prática estas políticas, cada Companhia implementou sistemas para realizar os seus negócios com responsabilidade independente e autorregulação, sob a supervisão do CQO (Chief Quality Officer). Além disso, a Panasonic realiza periodicamente "reuniões estratégicas de qualidade" e "reuniões de diretores de qualidade" para aumentar a cooperação dentro do grupo e promover esforços de melhoramento da qualidade.

Para implementar o fabrico tendo a segurança dos produtos como principal prioridade, a Panasonic reorganizou em 2012 o Comité Geral de Segurança de Produtos, tendo estabelecido um Grupo de Trabalho de Tecnologias de Segurança e um Grupo de Trabalho de Normas de Segurança sob a sua alçada. Através destes grupos de trabalho, a empresa desenhou tecnologias de segurança firmemente enraizadas e desenvolveu normas de segurança de produtos que aumentaram a qualidade e a consistência do sistema. Devido ao aumento da necessidade de funcionalidades de segurança em automóveis, robots e outros produtos, a Panasonic está a promover a aquisição de certificações de normas de segurança através de parcerias intragrupo, para garantir a segurança nestas categorias de produtos.

No evento altamente improvável de ocorrência de um acidente relacionado com um produto, a Panasonic confirma imediatamente os factos relacionados com o incidente, analisa as causas e efetua testes. Caso a Empresa determine que um acidente relacionado com um produto é grave, os detalhes são reportados de forma rápida e exata à direção da empresa e às agências governamentais relevantes. Entretanto, para garantir a segurança dos seus clientes, o Grupo Panasonic age em uníssono para tomar todas as medidas apropriadas.

Saber mais:

Aumento dos níveis de qualidade e garantia da segurança dos produtos

Relações com os clientes

Fornecemos aos nossos clientes confiança, tranquilidade e satisfação,
com base na nossa filosofia de "serviço real".

A filosofia de gestão da Panasonic consiste em contribuir para a sociedade através dos seus produtos e serviços, dando sempre a máxima prioridade ao cliente. Com base nesta filosofia, a empresa está empenhada em aumentar a Satisfação dos Clientes (CS) e oferece produtos, soluções e serviços destinados a enriquecer as vidas das pessoas em todo o mundo.

Quando fornece serviços de reparação e assistência ao cliente através da sua rede de assistência global, a Panasonic prima pela sinceridade, exatidão e velocidade, agindo com humildade e apreciação. Isto é baseado no princípio de "serviço real" que nos foi transmitido pelo fundador da empresa. Consequentemente, a postura fundamental da empresa é fornecer confiança, tranquilidade e satisfação aos clientes.

Além disso, a Panasonic estabeleceu um conjunto de Regras Básicas de Resposta aos Clientes (em conformidade com a norma ISO 10002) para responder, de forma adequada e consistente ao nível do grupo, a perguntas e reclamações dos clientes. Implementámos sistemas de gestão conformes com as normas ISO, baseados nas Regras Básicas de Resposta aos Clientes e ajustados ao sistema jurídico em vigor em cada país ou região.

As atividades de Satisfação dos Clientes são supervisionadas pelo Vice-Presidente Executivo da Panasonic e são implementadas em cooperação entre a sede e as outras empresas subsidiárias. Os departamentos de Satisfação do Cliente das empresas de vendas da Panasonic espalhadas por todo o mundo recolhem informações locais sobre serviços e qualidade, bem como pedidos de clientes e outras informações relacionadas. Estas informações são utilizadas para garantir a qualidade e a segurança dos produtos, bem como para ajudar a desenvolver produtos que correspondam às necessidades específicas dos clientes em cada mercado.

Os colaboradores de Satisfação do Cliente no Japão partilham a experiência e os conhecimentos acumulados no sentido de proporcionar uma melhor assistência ao cliente.

A Panasonic aplica vários métodos para analisar a Voz do Cliente (VOC) e utiliza os resultados destas análises (através da coordenação entre os departamentos de planeamento de produtos, design, engenharia e qualidade por um lado, e dos departamentos de marketing e vendas por outro) para melhorar o desenvolvimento dos produtos, a funcionalidade, a qualidade, os manuais de instruções, as atualizações dos catálogos e as atividades de marketing.

A Panasonic encara as atividades VOC como implementações práticas da sua filosofia de gestão para aumentar a satisfação dos clientes. A empresa encoraja todos os colaboradores a envolver a voz dos clientes em todas as suas atividades.

Saber mais:

Relações com os clientes

Segurança das informações e proteção de informações pessoais

Obtivemos a certificação ISO 27001 e estamos empenhados em aplicar medidas de segurança das informações
para impedir quaisquer danos para os nossos clientes, parceiros de negócio e outros intervenientes.

 

O mundo de negócios atual exige a utilização de TI, como sistemas de informações e a Internet. A gestão de riscos relacionados com a segurança das informações é um assunto extremamente importante para qualquer empresa. Riscos como a fuga de informações confidenciais ou pessoais são extremamente prejudiciais, têm um grande impacto nas empresas e podem propagar-se a parceiros de negócio, clientes e outras pessoas coletivas ou individuais envolvidas.

Devido a estas circunstâncias, a Panasonic lançou uma "Política de Privacidade" e estabeleceu a "utilização e controlo de informações" no Código de Conduta da Panasonic, com o objetivo de gerir a segurança das informações.

A Panasonic obteve a certificação ISO 27001 para todas as divisões que processam as informações pessoais de clientes individuais. Isto irá garantir que as informações pessoais enviadas pelos clientes são processadas de forma adequada e que, no evento altamente improvável de fuga destas informações pessoais, a resposta será rápida.

Iniciativas para a gestão adequada das informações de parceiros de negócio e clientes assumem uma importância vital para uma empresa merecedora da confiança da sociedade e a Panasonic continuará a dar a maior importância à gestão da segurança das informações.

Saber mais:

Segurança das informações e proteção de informações pessoais

Publicidade responsável

Aumento do valor da marca Panasonic
através da expansão de comunicações corporativas justas e exatas.

Nos anos mais recentes o mundo foi abalado por uma sucessão de escândalos corporativos, o que fez com que a sociedade começasse a encarar as empresas com um olhar cada vez mais crítico. A sociedade começou a questionar energicamente a governação das empresas, a responsabilidade social corporativa, as atitudes das empresas e a forma como estas são geridas. Consequentemente, as comunicações corporativas assumiram uma importância cada vez maior.

O Código de Conduta da Panasonic estabelece as políticas seguintes para as nossas comunicações básicas enquanto empresa.
(1) Comunicações
Através das nossas comunicações corporativas, que abrangem atividades de relações públicas e publicidade, iremos fornecer informações justas e exatas sobre as nossas políticas de negócio básicas, bem como sobre os nossos produtos, serviços e tecnologias, com o objetivo de melhor informar os nossos clientes e outros intervenientes, aumentando desta forma o valor das nossas marcas. Simultaneamente, iremos ouvir e observar continuamente a opinião pública, para tirarmos ilações e refletirmos as suas opiniões nas nossas atividades de negócio, marketing e publicidade.
(2) Expressões e conteúdos justos
Não faremos representações que sejam enganadoras, erróneas, fraudulentas ou injustas. Os nossos anúncios não deverão ser difamatórios nem de natureza política ou religiosa.
(3) Criatividade e inovação
Estamos empenhados em desenvolver e demonstrar a nossa criatividade e inovação nas nossas atividades de comunicação corporativa, transmitindo aos clientes a sensação de que podem confiar nas nossas marcas.

Saber mais:

Publicidade responsável

Práticas operacionais justas

De acordo com a lei e com a nossa filosofia corporativa,
estamos empenhados em melhorar individualmente cada norma social para promover práticas operacionais justas
.

Com a expansão global da atividade corporativa, as incorreções tendem a ocorrer com alguma frequência devido não apenas a atos deliberadamente desonestos e criminosos como também à falta de sensibilização e compreensão. Na Panasonic, acreditamos que a observância das leis, das regulamentações e da nossa filosofia corporativa em todas as nossas atividades de negócio é uma pedra basilar da nossa atividade. Estamos empenhados em respeitar estas regras, com o objetivo de promovermos práticas operacionais justas em todos os países e regiões e mundo e de promovermos uma sociedade sustentável. Este é o "Código de Conduta da Panasonic", que incorpora os requisitos das Diretrizes para as Empresas Multinacionais e outras normas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Em conformidade com o nosso próprio Código de Conduta, possuímos uma rede global de departamentos jurídicos, diretores e diretores executivos encarregues de assegurar o cumprimento do Código de Conduta, além de gestores responsáveis pelo controlo de exportações e outros indivíduos responsáveis pela supervisão de várias outras funções das nossas Companhias, divisões de negócio e sedes regionais fora do Japão.

Todos os anos, designamos setembro como o "Mês de Reconhecimento da Conformidade", marcado por esforços no sentido de fortalecer o reconhecimento da necessidade de observação de requisitos éticos e legais. Durante este mês, realizamos um "Inquérito de Reconhecimento da Conformidade" entre os nossos colaboradores em todo o mundo com o objetivo de verificar o grau de divulgação do reconhecimento da conformidade. Além disso, realizamos uma verificação anual do estado de observância e prática do "Código de Conduta da Panasonic" nas nossas instalações espalhadas por todo o mundo.

Finalmente, para evitar incorreções e alcançar resoluções rápidas, estabelecemos hotlines dedicadas à denúncia de situações irregulares nas nossas instalações domésticas e internacionais e ainda para os nossos parceiros de negócio.

Estas iniciativas permitir-nos-ão compreender melhor os problemas e tomar iniciativas para realizar melhoramentos ao nível da localização de negócio. Iremos igualmente agregar estas soluções de forma unificada e abrangente ao nível da Sede do Grupo e refleti-las em medidas ao nível corporativo baseadas nas condições sociais. Atualmente, os nossos temas prioritários são o respeito pelas leis antimonopólio e a prevenção da corrupção.

Saber mais:

Práticas operacionais justas

Respeito pelos direitos humanos

A Panasonic definiu um conjunto concreto de políticas sobre direitos humanos
e criou um sistema de gestão para conformidade com a política.

O respeito pelos direitos humanos é uma regra fundamental da comunidade internacional e o respeito pelos direitos dos clientes e dos colaboradores é uma consideração importante para uma empresa com negócios espalhados por todo o mundo.

A Panasonic declara expressamente no seu Código de Conduta que "temos de respeitar os direitos humanos e envidar todos os esforços para compreendermos, reconhecermos e respeitarmos as várias culturas, religiões, mentalidades, legislações e regulamentações dos povos que habitam os vários países e regiões onde operamos". A Panasonic suporta os princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, a Declaração sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e as Diretrizes para as Empresas Multinacionais da OCDE – a maior parte dos princípios contidos nestas declarações e diretrizes foram incorporados no Código de Conduta da Panasonic. Além disso, a Panasonic está a incorporar ideias relacionadas com os direitos humanos internacionais na sua gestão. Isto inclui a referenciação das Orientações sobre Práticas Laborais e Direitos Humanos das ONU, que foram adotadas pelo Conselho dos Direitos do Homem da ONU em Junho de 2011.

No ano fiscal de 2015, a Panasonic implementou as "Políticas Globais de Direitos Humanos e Práticas Laborais" e implementou um sistema de gestão para observar estas políticas. Este sistema envolve uma descrição manual dos procedimentos para avaliação correta do risco e do impacto nos direitos humanos, a realização de auto-avaliações para identificação de riscos, a correção dos riscos identificados e a realização contínua de melhoramentos, entre outros componentes. A partir do ano fiscal de 2016, a Panasonic irá começar a aplicar este sistema sequencialmente aos locais de trabalho em redor do mundo.

O Diretor Executivo é o responsável executivo pela promoção das iniciativas de direitos humanos. Os departamentos responsáveis são o Departamento de Recursos Humanos e Relações Industriais, localizado na sede da Panasonic, juntamente com os departamentos de recursos humanos existentes em todas as divisões de negócio. Além disso, foi estabelecido um gabinete de consulta em cada Companhia e divisão de negócio, no sentido de fornecer um local onde os colaboradores podem debater as suas preocupações relacionadas com assédio sexual, assédio relacionado com diferenciais de poder e uma vasta gama de outros tópicos relacionados com os direitos humanos. Finalmente, todas as formas de discriminação são proibidas para proteger os direitos dos trabalhadores; as políticas incluem igualmente itens sobre a gestão de horas de trabalho e salários, entre muitos outros.

Além dos esforços realizados com os colaboradores, a Panasonic irá colaborar com os seus fornecedores em todo o mundo no sentido de respeitar os direitos humanos e compreender adequadamente as leis e práticas laborais existentes nos vários países.

Saber mais:

Respeito pelos direitos humanos

Desenvolvimento de recursos humanos e promoção da diversidade

Promoção de atividades para o desenvolvimento dos recursos humanos e da diversidade
criando um ambiente em que cada colaborador individual possa aplicar integralmente os seus talentos independentemente da idade, sexo ou nacionalidade.

O negócio da Panasonic está em crescimento, sendo essencial que criemos uma cultura organizacional orientada para o desenvolvimento dos recursos humanos, na qual cada colaborador individual possa aplicam integralmente os seus talentos no sentido de aprofundar o desenvolvimento da empresa.

Política de Diversidade Global

O Grupo Panasonic é atualmente um dos principais grupos empresariais mundiais que oferece uma vasta gama de produtos eletrónicos relacionados com as nossas vidas diárias. Com o objetivo de contribuir para o progresso da sociedade e de enriquecer as vidas das pessoas através do fabrico, cada colaborador desempenha um papel fundamental no seu trabalho e na promoção das atividades de negócio da Panasonic.

A Panasonic é composta por um grupo de pessoas com vários antecedentes regionais, culturais e históricos. Embora todas as pessoas tenham uma nacionalidade, uma idade e um sexo diferentes, todas têm a sua própria individualidade e capacidades. Cada pessoa tem várias ideias diferentes e, ao partilhar estas ideias através de países e áreas de negócio, podemos criar valores mais inovadores. Consequentemente, a Panasonic continuará a ser um Grupo que recolhe sabedoria e fomenta a inovação através do empenho coletivo. Temos a viva esperança de que, utilizando as nossas diferentes mentalidades e pontos de vista, poderemos fornecer produtos e serviços ímpares aos nossos clientes.

Para tal, é importante que criemos oportunidades de sucesso para pessoas motivadas de todos os países e regiões, independentemente do seu sexo, nacionalidade ou quaisquer outras características. Expandimos as nossas atividades de diversidade para tirarmos o máximo partido da individualidade e das capacidades de cada colaborador, bem como para suportar o seu sucesso no seio do grupo numa base global. Continuaremos a assumir o desafio de nos tornarmos no "N.º 1 em atividades de promoção da diversidade em cada país e região".

Para a seleção de candidatos de gestão e desenvolvimento de recursos humanos de gestão, a Panasonic unificou os seus padrões, sistemas, processos e TI a nível global. A empresa descobre e fomenta os candidatos mais adequados independentemente da idade, sexo ou nacionalidade, efetuando atividades de desenvolvimento e promoção planeada da carreira dos seus colaboradores.

A Panasonic estabeleceu mecanismos quantitativos de avaliação dos candidatos para os principais cargos do grupo, utilizando um padrão global. Todos os cargos que se encontrem num determinado nível ou acima deste são considerados "de gestão" e a divisão corporativa supervisiona os gestores sénior atuais e os candidatos à sucessão. Além disso, a empresa estabeleceu um "Comité de Gestão de Talentos" como fórum de debate e análise objetivos, transparentes e abertos do desenvolvimento da carreira e promoção de candidatos à sucessão.

A empresa continuará a melhorar o processo de descoberta, fomento e promoção de talentos independentemente da idade, sexo e nacionalidade.

Saber mais:

Desenvolvimento de recursos humanos e promoção da diversidade

Saúde e segurança no trabalho

Promoção da gestão da saúde e segurança no trabalho como forma de atingir
um local de trabalho confortável e seguro e o bem estar de todos os colaboradores.

Um dos desafios mais importantes de qualquer empresa é a criação de um local de trabalho seguro e confortável e a manutenção da saúde física e mental dos seus colaboradores.

A finalidade da gestão da saúde e segurança no trabalho do Grupo Panasonic é a promoção de um local de trabalho confortável e seguro através de esforços baseados nas melhores práticas mais avançadas, que irão contribuir para o bem estar dos colaboradores do grupo e para o desenvolvimento do seu negócio. Além disso, o grupo definiu nos seus regulamentos que irá analisar ponderadamente as condições de saúde e segurança dos colaboradores das empresas subcontratadas que trabalhem a tempo inteiro nas instalações da Panasonic.

Para manter os esforços relacionados com a saúde e a segurança no trabalho (e para os melhorar continuamente), a Panasonic implementou um sistema de gestão da saúde e segurança no trabalho em praticamente todas as suas instalações de fabrico a nível global. Os sistemas implementados nas localizações da empresa são principalmente compostos pelo Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Panasonic, que engloba a norma OHSAS18001, complementada com a perspetiva exclusiva da empresa. Mediante pedido dos clientes, a Panasonic também adquire a certificação OHSAS18001 externa para as suas localizações.

Utilizando este sistema, a Panasonic atribui funções e responsabilidades bem definidas a todos os colaboradores, promovendo a participação em atividades relacionadas com a saúde e a segurança. O sistema também envolve análises periódicas pelos diretores das instalações de negócio, o que permite que a empresa analise estas atividades conforme necessário. A Panasonic realiza avaliações de risco com caráter periódico (pelo menos anualmente), tendo como objetivo detetar riscos remanescentes de acidentes ou doenças profissionais e para reduzir estes riscos, que são resolvidos de forma enérgica por ordem de gravidade. Além disso, quando ocorre um acidente de trabalho na empresa, a Panasonic partilha-o como caso prático através da intranet empresarial, para que seja possível implementar passos para evitar repetições em todas as instalações de negócio.

Os colaboradores do Grupo Panasonic responsáveis pela saúde e segurança participam num Fórum Anual de Saúde e Segurança no Trabalho onde, em conjunto, tiram ilações dos casos práticos de esforços levados a cabo em várias instalações de negócio, assistem a palestras de formadores externos e participam noutras atividades para aumentarem os seus conhecimentos e aplicá-los em cada instalação de negócio.

Saber mais:

Saúde e segurança no trabalho

Cadeia de fornecimento responsável

Estamos empenhados em criar uma cadeia de fornecimento sustentável através da aplicação de
responsabilidade social corporativa nas aquisições em cooperação com os nossos fornecedores.

No mundo atual, a aquisição de matérias-primas e peças é uma atividade de negócio essencial no fabrico. A Panasonic insiste que estas atividades respeitem responsabilidades sociais específicas, como o respeito pelos direitos humanos e pelo ambiente.

Por este motivo, o fornecimento de uma qualidade superior e tecnologias avançadas já não é suficiente. Além disso, a Panasonic envida todos os esforços para garantir que só trabalha com fornecedores que cumpram as suas responsabilidades sociais em cinco áreas: aquisição limpa; aquisição verde; observância pelas leis e normas sociais; segurança das informações; e respeito pelos direitos humanos, condições laborais e saúde e segurança no trabalho.

Para garantir que os funcionários envolvidos em atividades de aquisição dominam os conceitos de responsabilidade social corporativa nas aquisições, e para elevar o seu reconhecimento da responsabilidade social corporativa nas aquisições, criámos regras e manuais internos sobre responsabilidade social corporativa nas aquisições e disseminámos as informações necessárias através de folhetos, da intranet e de sessões de formação.

Incluímos termos de responsabilidade social corporativa nos nossos Contratos Padrão de Aquisição com os fornecedores responsáveis pelo fornecimento de peças e materiais, que incluem alíneas sobre direitos humanos, a criação de um local de trabalho seguro e o respeito pelo ambiente.  Estes contratos são baseados no princípio de que os fornecedores aceitam respeitar a filosofia de gestão, as diretrizes de responsabilidade social corporativa nas aquisições e os documentos "Para fornecedores" da Panasonic.

Requisitos incluídos nos Contratos Padrão de Aquisição:

  • Observância de consideração suficiente pelos direitos humanos dos colaboradores
  • Fornecimento de um ambiente de trabalho seguro e adequado
  • Ausência de discriminação. Os fornecedores devem esforçar-se por proporcionar igualdade nas oportunidades de emprego.
  • Envolvimento num diálogo proativo e honesto com os colaboradores, no sentido de criar relações saudáveis e resolver problemas
  • Não utilização de trabalhos forçados, trabalho infantil, contratação ilegal de trabalhadores estrangeiros ou outras práticas de contratação ilegais
  • As condições de trabalho dos colaboradores, incluindo os salários e os horários de trabalho, têm de estar em conformidade com as leis do país ou região da atividade de negócio
  • Os fornecedores têm de requerer e garantir que os respetivos fornecedores e empreiteiros também respeitam estes princípios
  • Se forem descobertas violações, estas terão de ser reportadas sem atraso e resolvidas com a maior brevidade, etc.

Além disso, no que diz respeito a minerais de conflito que financiam organizações que agem sem o devido respeito pelos direitos humanos, participam em atos de destruição ambiental, praticam corrupção e, por qualquer outra forma, agem de forma pouco ética em zonas de conflito, estamos empenhados em respeitar as Diretrizes de Diligência para Cadeias de Fornecimento Responsáveis de Minerais Provenientes de Áreas Afetadas por Conflitos e de Risco Elevado da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Através destes esforços, e em conjunto com os nossos fornecedores, estamos empenhados em criar cadeias de fornecimento sustentáveis.

Saber mais:

Cadeia de fornecimento responsável

Relações com a comunidade

Implementação de atividades de cidadania global focadas em áreas prioritárias,
como o ambiente e a energia, bem como suporte para o desenvolvimento da próxima geração.

Em setembro de 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) foram adotados na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, como sucessores dos Objetivos de Desenvolvimento para o Milénio (MDGs). Os SDGs classificam 17 problemas sociais graves comuns à humanidade e declaram que é necessária uma resposta urgente para alcançarmos uma sociedade sustentável.

A Panasonic acredita que, para alcançarmos uma sociedade sustentável, temos o dever urgente de resolvermos o aquecimento global e outros problemas ambientais, o esgotamento de recursos e fontes de energia, a pobreza, a desigualdade e problemas sociais como uma sociedade envelhecida com uma taxa de nascimento inferior. A Panasonic acredita também que fomentar a próxima geração é um fator crucial para que a sociedade consiga resolver estes problemas.

Consequentemente, a Panasonic acredita que as áreas em que pode contribuir de forma mais eficaz é responder aos problemas ambientais e relacionados com a energia, bem como suportar o desenvolvimento da próxima geração; ambas as iniciativas fazem pleno uso da experiência e dos recursos obtidos pela Panasonic através dos seus produtos que respeitam o meio ambiente, do seu desenvolvimento tecnológico e dos seus processos de fabrico. Consequentemente, estas duas iniciativas são temas centrais das atividades de cidadania corporativa da Panasonic (contribuições para a sociedade feitas no papel de cidadão corporativo).

A Panasonic considera que a formação e a coexistência são os princípios orientadores das suas atividades de desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Globalmente, a empresa está a implementar atividades de cidadania corporativa e está empenhada em resolver problemas da sociedade, tendo como objetivo criar uma sociedade mais agradável para todos.

Além disso, a Panasonic considera que as suas atividades de cidadania corporativa constituem um investimento na sociedade. Para fortalecer a os alicerces da sociedade civil, a Panasonic está ativamente envolvida em parcerias e atividades de cooperação com vários intervenientes.

Saber mais:

Relações com a comunidade