Solução para a Questão de uma Sociedade Sustentável

Em países emergentes e em desenvolvimento, muitas regiões enfrentam questões sociais como probreza, energia, educação, aprovisionamento alimentar e cuidados de saúde. De igual modo, países desenvolvidos enfrentam questões como o decréscimo da taxa de natalidade, o envelhecimento da população, problemas ambientais e infrastruturas ultrapassadas.
A Panasonic, sendo uma empresa global com progressos por todo o mundo, usa o seu pessoal, soluções, capital e outros recursos de gestão para cooperar com as comunidades locais, ONGs, organizações sem fins lucrativos e organizações governamentais e internacionais para criar oportunidades com a finalidade de solucionar estas questões. A Panasonic está empenhada em criar um “Mundo Melhor”, um passo de cada vez.

Solving_Issues1 without electricity

Contribuição em Regiões sem Eletricidade

PROJETO 100 MIL LANTERNAS SOLARES

Estima-se que 1,32 mil milhões de pessoas em todo o mundo vivam sem eletricidade. Nas zonas rurais dos países em desenvolvimento, a principal fonte de combustível para a iluminação e para cozinhar é muitas vezes uma fogueira, fezes de animais, querosene ou outra fonte similar, e o número de mortes causadas pela inalação de fumos ultrapassa o daquelas causadas pela malária ou tuberculose, com 1,9 milhões de vidas perdidas desta forma, todos os anos*. Além disso, o trabalho necessário para manter tais fontes de combustível contribui para a diminuição de oportunidades educacionais para crianças e gera problemas ambientais, como a desflorestação. (*WHO, 2010)
Como resposta, em 2012 a Panasonic pôs em prática um plano para doar lanternas solares a ONGs e a organizações internacionais a trabalhar em áreas sem eletricidade em África, Sul e Sudeste Asiáticos. O objetivo é doar 100 000 lanternas solares até ao 100º anversário da nossa fundação em 2018. Após a doação, pretendemos monitorizar o uso das lanternas e a melhoria da qualidade de vida para, desse modo, melhorar os produtos e promover o seu uso noutras regiões.

Solving_Issues2 Forestation

Conservação Ambiental

Uma florestação em Cooperação com a China

As questões ambientais constituem problemas urgentes que ultrapassam as estruturas de países e indústrias, afetando todo o planeta. Operando em diversas regiões do mundo, a Panasonic, trabalha em conjunto com governos locais, parceiros de negócios, funcionários do Grupo e suas famílias, esforçando-se por implementar uma série de atividades de conservação. Em 2013, juntamente com a Administração Florestal da China, a Panasonic lançou o Projeto de Florestação Pública Panasonic China na região chinesa da Mongólia Interior. Através da plantação de árvores ao longo da fronteira de zonas desertas, o projeto pretende melhorar o ecossistema local e controlar as movimentações da areia.

Solving_Issues3 Education

Educação Ambiental

Dar a Conhecer a Importância do Ambiente à Juventude

Para que se possam resolver questões ambientais globais, importa que as pessoas compreendam profundamente a gravidade da situação, e que adotemos uma abordagem a longo prazo na resolução destes problemas. Assim, a Panasonic empenha-se na educação ambiental a uma escala global, transmitindo a importância do ambiente e da ação individual às crianças que têm o futuro nas suas mãos.
Os funcionários da Panasonic, por exemplo, são também professores no nosso Programa de Aprendizagem Ecológica Mundial. Focando-se em materiais educativos desenvolvidos em casa, o programa apresenta uma variedade de oportunidades divertidas de aprendizagem que incluem visitas de estudo a fábricas locais e a salas de exposições. Até à data (janeiro de 2013), já participaram neste programa cerca de 1,27 mil milhões de crianças de 51 países.
Em 2011, iniciámos uma parceria estratégica com o Centro do Património Mundial da UNESCO com o intuito de fomentar a consciência e a conservação dos locais designados como Património Mundial pela UNESCO, e de promover a educação ambiental através do Programa Educativo do Património Mundial para Jovens. É através de três áreas – educação para jovens, comunicação e suporte tecnológico – que disponibilizamos apoio constante a programas de educação ambiental, tais como visitas de estudo para crianças a locais históricos e a conteúdos do “diário ecológico”, a criação de programas televisivos com base nos locais classificados como Património Mundial, e o fornecimento de equipamento de vídeo.

Solving_Issues4 Society

Participação Ativa dos Funcionários em Programas Sociais

Contribuir para a Sociedade através do Conhecimento de Especialistas

Usando as capacidades e experiência adquirida pelos funcionários do Grupo durante o seu trabalho, a Panasonic dirige o programa PIVoT (Equipa de Voluntários de Inovação Panasonic), trabalhando com ONGs em países em emergentes na Ásia e noutros locais para ajudar a resolver diversas questões sociais urgentes. O programa tem por objetivo colocar a experiência empresarial da Panasonic ao serviço de três àreas principais: ambiente e energia, educação, e saúde. Os voluntários atuam numa abordagem total, estando posicionados no local, conduzindo investigações e implementando planos relevantes. Não sendo possível compreender absolutamente muitos dos problemas até se estar, de facto, no local, usamos teleconferências, redes sociais e serviços semelhantes para partihar informação com o nosso pessoal por todo o mundo e para empreendermos esforços adicionais.

Contribuição para o Desenvolvimento de uma Comunidade Sustentável

Na Panasonic, cada funcionário é um cidadão global. Nesse contexto, tencionamos prosseguir com a implementação de uma grande variedade de iniciativas que visam a resolução de questões sociais e o melhoramento das comunidades locais.

Link Relacionado